Em comemoração pelo Dia Nacional do Idoso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nacional II e III promoveu na quarta-feira (2) uma tarde de cuidados especiais. A programação incluiu os cantinhos da esmalteria, escalda-pés, músicoterapia e da memória. Durante a semana, a UBS estenderá a programação voltada à saúde do idoso, com atendimentos mais exclusivos e direcionados.
A gerente da unidade, Roberta Salazar, explicou que o objetivo é promover o resgate da autoestima. “Apesar dos idosos terem mais problemas de saúde, é possível envelhecer com saúde e qualidade”, destaca.
Em um cenário de muita alegria e danças, Maria José, que é atendida na UBS, disse ter gostado do evento, por promover a inclusão dos indosos. “Hoje está sendo muito bom, está me ajudando bastante, pois participo de uma associação que trabalha com a terceira idade. Essa confraternização representa a união, pois aqui os idosos com problemas mentais e depressão podem se comunicar”, afirmou.
Roberta Salazar destaca que evento foi planejado para ser uma tarde descontraída. “Hoje, em especial, a gente quis proporcionar a esses idosos uma tarde de lazer. Então, não ficamos focados em palestras”.
Proteção
Em 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
Texto da estagiária Lorena Campos, com supervisão do jornalista Júlio César Santos